Efeito Matte – No Rosto e no Cabelo saiba o que é e como usar

efeito-matteEfeito Matte

Queridas, hoje resolvi falar aqui sobre o efeito Matte e como ele pode ser de enorme ajuda para meninas (como euzinha) que sofrem com o terrível  probleminha da oleosidade que, vamos combinar, derruba qualquer modelito.

Só quem sofre com pele oleosa sabe que alguns hábitos só ajudam a piorar essa situação. Desde excesso de produtos, bases acetinadas, corretivos extremamente hidratantes e blushes com partículas de brilho, são itens que quem sofre com pele oleosa deve tentar evitar ao máximo!

E nessa luta diária para tentar fugir da pele brilhosa, claro, estamos sempre em busca de novidades que controlem o excesso de brilho, desde protetor solar oil free,  pós poderosos, e qualquer item com  fórmula “matte” na embalagem.

Mas, muito além do lado estético, a pele oleosa é uma porta aberta para o aparecimento da acne, manchas e poros abertos.

Felizmente, existem alguns produtos que ajudam a controlar a situação, mantendo a pele sequinha ao longo do dia.

Mas, embora algumas soluções com fórmula “Matte” em nossa Necessaire possam ajudar a driblar um pouco a pele oleosa, é fundamental não deixar de tratar a causa da oleosidade e redobrar a limpeza com o rosto, sem abrir mão da hidratação, já que ela também é essencial, e, claro, não esquecer da proteção solar.

O que é efeito Matte?

Ok, pele iluminada e batons e sombras glossy estão super em alta, mas a boa notícia é que, felizmente para nós (que brilhamos normalmente!) o efeito matte é e sempre será o queridinho da maioria das viciadas em maquiagem, portanto, NUNCA sai de moda!

Vamos combinar que adoramos o efeito Matte, e não apenas por sua longa duração, na verdade, são mil e um motivos para amar essa tendência que só nos fortalece!! Vamos ver alguns dos motivos para amar de paixão o efeito Matte?

 A make dura, dura, dura…

Sem dúvida, a boa duração é uma das vantagens do efeito matte! Afinal, que mulher não adora saber que está segura ao passar horas longe de casa e não ter que ficar se preocupando em retocar o batom ou o pó compacto? Se sentir derretendo ou desmanchando por causa da primeira gota de suor é muito desagradável.

Ar de sofisticação

Ok, uma pele iluminada é linda, mas o efeito matte tem o seu charme, e como tem! Combina com qualquer ocasião, justamente, por sequinho e discreto, ele dá um ar mais sofisticado ao look, assim, basta uma cobertura caprichada e uma make bonita nos olhos, e pronto, ele já será um sucesso.

Permite explorar outros pontos da make

Outra vantagem de apostar no efeito Matte é a possibilidade de caprichar em outros detalhes da make, sem correr o risco de exagerar. Quando a pele não é a grande estrela da produção e surge mais sequinha, quem gosta de ousar com olhos muito bem marcados ou batons mais escuros pode deitar e rolar, sem se preocupar se vão acabar brigando com o brilho do rosto.

Está sempre na moda

Ok, produtos de efeito matte são mais usuais no inverno; mas, para a alegria das moças brilhantes, hoje, eles combinam com todas as estações do ano. Podemos dizer até que os produtos de efeito Matte já até viraram verdadeiros curingas da maquiagem, perfeitos para quem quer se produzir sem correr o risco de errar, pois, como já disse, ele combina com todas as ocasiões, não existe uma só em que o acabamento seco não seja bem-vindo.

Amigo da pele oleosa

Embora quem não tenha pele oleosa possa também se beneficiar com esse tipo de maquiagem, mas opaca, só quem sofre com a pele oleosa sabe que não dá para pensar em um acabamento melhor para o rosto do que o Matte. Bases, sombras e blushes de efeito seco conseguem disfarçar esse problema que atinge a maioria das brasileiras e, ao longo do dia, continuarem intactas sem que seja preciso se preocupar com retoques a todo momento.

Não derrete e nem acumula nos cantos da boca

O que é pior do que se sentir derretendo? Principalmente em dias de temperaturas lá em cima, a maquiagem da boca e da pele acabam derretendo e acumulando em algumas áreas por causa do suor. Então, se você também odeia essa situação, a cobertura Matte pode ser a melhor escolha, o batom Matte, por exemplo, é altamente pigmentado, e se fixa nos lábios muito bem, não sendo preciso se preocupar com retoques por longas horas.

Melhor opção para mulheres mais velhas

Ao contrário do que muita mulher imagina, mulheres mais velhas também devem preferir acabamentos mais secos (matte), evitando os acabamentos muito cremosos ou do tipo gloss. Eles vão escorrer e deixar as linhas ao redor dos lábios mais aparentes. Sempre que possível, faça o contorno dos lábios antes, com um lápis de boca da mesma cor do batom (nunca mais escuro). Isso vai ajudar a manter o batom no lugar por mais horas e evitar que ele escorra.

Efeito Matte na pele do rosto

pele-mais-suave-e-tratadaCertamente, se você possui o rosto oleoso não tem nem que pensar duas vezes…efeito Matte nele!

Bases e corretivos de efeito matte vão ajudar a deixar o rosto bem sequinho ao longo do dia e hoje a maioria possui ingredientes que tratam a situação, ou seja, vai ficar linda enquanto trata a pele. Mas cuidado, opte por bases Matte que prometem um efeito mais natural.

Por outro lado, resista ao máximo, evite blushes e bronzers com partículas de brilho. Não tem jeito, os opacos são as melhores opções para quem tem pele oleosa, garantindo um resultado mais natural.

É preciso entender o seguinte, o brilho dos produtos muito acetinados podem se confundir com oleosidade e deixar tudo ainda mais brilhante e, claro, você não vai querer isso, não é?

Uma opção são os blushes tintos, que só tingem a pele e não acrescentam uma camada de produto.

Mas, calma, se você nem se imagina vivendo sem um iluminador pode ficar mais tranquila, a dica, no entanto, é preferir as fórmulas em pó, que acrescentam brilho sem deixar aquele efeito muito glossy dos produtos em creme e líquidos. Mas muita calma nessa hora… evite aplicar na zona T, testa, nariz e queixo.

Pronto, com a oleosidade controlada, pode aplicar o pó, mas prefira versões mais leves, minerais e que só matifiquem o rosto e não acrescentem muita cobertura. O pó é ótimo para ajudar a segurar o óleo e deixar a pele com o acabamento natural.

Ah…um segredinho que quero dividir com vocês é preferir os pincéis para garantir a make! Pois é, isso tem uma explicação, já que a oleosidade natural das nossas mãos podem transferir para o rosto, piorando a produção de óleo, aí já viu. E com os pincéis, isso não acontece, eles só depositam o produto e não interferem na oleosidade. Só tome muito cuidado, é preciso mantê-los sempre bem limpinhos.

Efeito Matte no cabelo

efeito-matte-no-cabeloPois é, já vimos o efeito Matte na maquiagem, agora vamos falar um pouco sobre a moda do acabamento fosco nos cabelos. Esse visual totalmente sem brilho e bagunçado pulou das passarelas para as ruas.

Cabelos com a textura fosca passam uma atitude moderna, despojada e a impressão de “acordei diva”.

Felizmente, hoje em dia, a moda para cabelos está muito democrática e, por isso, o estilo matte pode ser usado, sem problemas, também nos fios!

O legal é que essa proposta combina com todos os tipos de cortes e penteados, basta saber usar e escolher a ocasião certa, porém, sem dúvida, um cabelo curto e repicado, com algum produto de finalização com esse efeito fica muito bacana e atual.

Para conseguir o efeito opaco, é preciso caprichar na lavagem, assim, após usar o shampoo, é interessante utilizar só uma pequena quantidade do condicionador.

Outra dica é dispensar a chapinha, pois ela diminui o frizz, sela as cutículas do cabelo e aumenta muito seu brilho, que não é a proposta desse look.  A dica é apostar em um pó texturizante de efeito matte, para conquistar a textura de forma instantânea, sem pesar ou promover ressecamento.

Antes de usar nos fios secos, agite bem o frasco, aplique uma pequena quantidade e depois escove os fios para retirar o excesso. Já, quem quer criar uma textura ondulada no comprimento, deve aplicar uma pequena quantidade nas mãos e ir amassando onde se deseja ter ondulação.

Leia também: Luminus Hair ou Hair Skin

Como deixar a pele menos oleosa?

suavizando-a-pelePoucas coisas são mais irritantes do que acordar e se deparar com o excesso de oleosidade na pele, ela lá, super brilhante. Claro que um problema parece que nunca vem sozinho, e assim,  muitas vezes aparecem espinhas ou os cabelos acabam  sempre com um aspecto sujo, e isso porque as glândulas sebáceas estão produzindo mais sebo do que o normal.

Mas, não se engane que a solução é ir de 15 em 15 minutos lavar o rosto, na verdade, é justamente o contrário que deve ser feito, já que o óleo é importante para o cuidado de nossa pele e quanto mais lavamos, mais as glândulas irão produzi-lo com a intenção de repor o que está faltando.

A solução? Claro, não é deixar de lavar o rosto, já que durante o dia, nossa pele recebe as impurezas e agentes químicos da poluição. Por isso, mantê-la limpa é um aliado importante, mas só deve ser duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir.

Outra coisa, na hora de lavar o rosto, use um sabonete neutro.

E cuidado com hidratantes, procure um que seja específico para seu tipo de pele.

E mais, procure, ao menos uma vez na semana, antes de dormir, fazer uma esfoliação de pele, depois, fazer uma limpeza de pele, que ajudará seus poros a respirarem melhor.

Dicas extras para controlar a oleosidade da pele:

  • Use protetor solar que não seja à base de óleo;
  • Tente não lavar o rosto com água quente;
  • Controle a quantidade de bebida alcoólica que você ingere, evite excessos;
  • Evite comidas altamente calóricas.

Melhores cremes Hidratantes

Então, embora quem tenha a pele oleosa precise ter muito cuidado com a escolha dos hidratantes corretos, eles não deve ser deixados de lado dos cuidados com a pele. Pensando nisso, selecionei alguns bem legais para você, que como eu, tem a pele oleosa, ups… brilhante! Confira abaixo:

HIDRATANTE-PARA-PELE-OLEOSAHIDRATANTE PARA PELE OLEOSA: PURE EFFECT NIVEA

A linha da Nivea tem dois hidratantes:  em gel, que tem ação anti-acne, e um 3 em 1 hidratante base que vem com um pouquinho de cor.

O gel promete textura bem leve e combate e prevenção da acne. A textura é leve e é absorvido rápido, em um minuto a pele está sequinha como se você não tivesse passado nada, porém hidratada.

HIDRAMAT-DERMAGEHIDRAMAT DERMAGE

Possui textura de creme bem leve, sem ser oleoso ou pegajoso. Por isso, ao ser espalhado, o hidratante some na pele, absorvendo rápido e deixando uma textura seca com aparência matificada.

O diferencial dele é que mantém o brilho longe da pele por mais tempo que a maioria dos hidratantes.

GEL-FACIAL-HIDRATANTE-ANTIOLEOSIDADE-DA-GRANADOGEL FACIAL HIDRATANTE ANTIOLEOSIDADE DA GRANADO

Esse gel, apesar de super baratinho, é muito bom, não esfarela, não deixa a pele repuxando, não tem cheiro, não é oleoso ou pegajoso.

Rende bem e deixa a pele com textura suave, como um primer.

HIDRADEEP-HIDRATANTE-PARA-PELE-OLEOSAHIDRADEEP: HIDRATANTE PARA PELE OLEOSA

A aparência dele é de um protetor solar, bem líquido, um pouco amarelado, no rosto, fica esbranquiçado nos primeiros minutinhos. Mas, depois absorve bem, fica transparente e deixa a pele com um toque aveludado.

O hidratante não esfarela e não atrapalha na hora de passar maquiagem por cima. A pele fica sem brilho por um tempão e a oleosidade só reaparece à noitinha. Tem FPS 30,  dispensando o uso de protetor por cima.

 

 


Leave a Reply